Ao pensar em insetos que podem causar problemas de saúde em cães e gatos, geralmente vem à mente ectoparasitas comuns como pulgas ou carrapatos. Estes são muitas vezes facilmente identificados porque as pulgas gostam de viver em seus hospedeiros peludos, e os carrapatos permanecem presos a seus hospedeiros por vários dias enquanto se alimentam.
Pulgas e carrapatos são insetos parasitas que requerem hospedeiros para completar seu ciclo de vida. Em contraste, as aranhas não são parasitas, o que significa que não precisam de um cão ou gato hospedeiro para viver suas vidas. A maioria das aranhas gostaria muito de se esconder de outros animais, mas pode haver situações em que possa ocorrer uma picada de aranha.
Quase todas as espécies de aranhas injetam veneno em suas picadas, mas a quantidade de veneno que é injetada é muito pequena. Para as aranhas viúvas-negras, no entanto, mesmo a menor quantidade de veneno pode causar sérios problemas de saúde.
Mas o que acontece quando um cachorro é picado por uma aranha viúva-negra e o que você pode fazer a respeito?
Em que local os cães podem ser picados por uma aranha viúva-negra?
As aranhas viúva-negra ( Latrodectus mactans ) são aracnídeos minúsculos com apenas três a dez milímetros de comprimento. Elas podem ser de cor cinza escuro a preto, e as aranhas adultas têm a forma clássica de ampulheta vermelha em seus abdômens. Aranhas mais jovens, no entanto, podem não desenvolver esse padrão até mais tarde na vida.
As aranhas viúvas negras preferem climas quentes e temperados como os do sul dos Estados Unidos. Elas podem ser encontradas em locais ao ar livre, como tocos de árvores, buracos de roedores e pilhas de folhas. Elas também podem criar teias dentro de garagens, porões e prédios abertos, como celeiros.
As picadas desses aracnídeos podem ocorrer quando os cães saem para passear ou se a aranha fica presa ou é pisada acidentalmente. As viúvas negras não são uma espécie de aranha agressiva e preferem se esconder de outros animais, mas em situações em que estão estressadas, podem picar. Às vezes, essa mordida é considerada “seca”, o que significa que não rompeu a pele ou nenhum veneno foi injetado. Infelizmente, o envenenamento é bem sucedido em mais de 80% das vezes.
Sintomas de uma picada de aranha viúva-negra
O veneno da aranha viúva-negra contém uma neurotoxina que pode causar sinais clínicos relacionados ao sistema nervoso. Ele excita os neurônios, também conhecidos como células do sistema nervoso, e pode levar a espasmos musculares ou tremores. As mordidas também podem causar cãibras musculares e músculos abdominais muito rígidos ou tensos. A excitação do sistema nervoso pode levar a um aumento da frequência cardíaca e respiratória. Em casos graves, convulsões, paralisia e parada respiratória podem ocorrer.
Vômitos e diarreia estão entre as apresentações clínicas mais comuns das picadas dessa aranha. Babar, que pode indicar náusea, também é comum. Dor e inchaço geralmente ocorrem no local da picada. Por causa dessa dor e desconforto, as vítimas da picada de viúva-negra podem parecer inquietas e choramingar ou chorar com frequência. A boa notícia é que esses sinais ocorrem com muito mais frequência do que os sinais graves ou com risco de vida.
O que fazer se o seu cão for picado por uma viúva-negra
Picadas de aranha raramente são testemunhadas, mas é muito útil se você puder identificar uma aranha perto de seu cão quando a picada ocorrer. Se o seu cachorro tiver um inchaço agudo em uma parte do corpo e estiver letárgico ou com febre, seu veterinário pode suspeitar que seu cão tenha sido picado por esse aracnídeo.
Um antiveneno está disponível para picadas de aranha viúva-negra, mas não é um produto comumente comprado na maioria dos hospitais de pequenos animais em geral. Hospitais especializados podem ter acesso a ele. Caso contrário, cuidados de suporte são necessários. Fluidos intravenosos são fornecidos para suporte, e medicamentos relaxantes musculares podem ser administrados para ajudar com tremores e espasmos. Dependendo da quantidade de veneno injetado, os cães podem precisar desse tipo de terapia por alguns dias a várias semanas! Os veterinários também tratarão as picadas de aranha com as mesmas terapias usadas para reações alérgicas, e a medicação para a dor será necessária se o local da picada estiver inchado ou causando desconforto ao seu filhote.
Muitas picadas de aranha são inócuas, mas os donos de animais que vivem em climas mais quentes precisam ter cuidado com a aranha viúva-negra. A picada de uma viúva-negra pode causar sintomas gastrointestinais menores ou problemas neurológicos graves. Se você suspeitar que seu companheiro canino foi picado por uma aranha viúva-negra, não deixe de entrar em contato com seu veterinário imediatamente para tratamento de emergência. Se os cuidados de suporte não funcionarem, pode ser necessário entrar em contato com um especialista para obter acesso ao antiveneno da aranha viúva-negra.
Dra. Erica Irish
Siga-nos no Instagram!