Como deixar seu cachorro cheiroso sem banho

por Luca Esteves
Continua após a publicidade...

Você notou que seu cachorro está com um cheiro estranho (ou mais estranho do que o normal)? Dar banho pode parecer a solução óbvia, mas a verdade é que existem vários motivos pelos quais os cães cheiram mal e o banho não resolve todos eles.

Além disso, os veterinários dizem que, ao contrário de nós, os cães não podem tomar banho todos os dias, pois isso danifica a pele e o pelo do animal.

Então o que você pode fazer? Como deixar seu cachorro cheiroso sem banho?

Confira as 8 soluções discutidas abaixo.

Por que meu cachorro cheira tão mal?

Pode haver muitas razões pelas quais seu cachorro cheira mal. Ele pode ter rolado em algo nojento, sofrido uma infecção, estar cheio de gases, ou até mesmo absorvido um pouco do cheiro da casinha dele ou da sua caminha. Antes de começar a lidar com o cheiro, você precisa descobrir o motivo exato pelo qual seu cachorro fede – isso facilitará a solução do problema.

Aqui estão as razões mais comuns de por que um canino pode cheirar mal:

  • pelo molhado
  • placas dentárias
  • Comida de baixa qualidade
  • Problemas de saúde, como infecções de ouvido e fungos, problemas renais, diabetes ou infecção da glândula anal.

Deve-se notar que os cães liberam um odor que é distintamente deles, ajudando outros caninos a reconhecê-los, como uma espécie de crachá. Esse cheiro está no óleo do pelo, então ele pode se acumular facilmente e se tornar bastante intenso. No entanto, é discutível se o cheiro almiscarado é insuportável. Para muitos donos de animais de estimação é apenas considerado parte de se ter um cachorro, e não um problema.

Como deixar seu cachorro cheiroso sem banho. Cachorro caramelo toalha rosa
Como deixar seu cachorro cheiroso sem banho

Como fazer um cachorro cheirar melhor naturalmente?

Se um banho não for uma opção, tente uma das 8 dicas descritas abaixo.

1. Escove regularmente o pelo do seu cão

Escovar o pelo do seu cão regularmente traz muitos benefícios.

Em primeiro lugar, pode ajudar a manter o seu cão cheirando e parecendo limpo sem tomar banho. Ao escovar o pelo do seu cão, você efetivamente livra-se de qualquer acúmulo de sujeira ou pelos mortos que podem estar contribuindo para o mau cheiro do seu cachorro.

Essa técnica também garante que os óleos naturais da pele sejam distribuídos por toda a pelagem melhorando muito a aparência, o toque e o cheiro de sua pele.

Além do mais, a escovação regular ajuda desembaraçar o pelo emaranhado que, deixado sem vigilância, pode se misturar com sujeira, urina e detritos e começar a exalar um odor desagradável.

Por fim, a escovação não apenas ajudará seu cão a cheirar melhor e garantirá que haja menos pelo pela casa, mas também é um ótima maneira de se relacionar com seu cachorro.

Com que frequência você deve escovar seu cão?

Depende do tipo de cachorro que você tem. Cães de pelo longo e médio, como Pastor Alemão e Maltês, precisam ser escovados algumas vezes ao dia. Cães de pelagem curta, por outro lado, podem ser escovados uma ou duas vezes por semana.

Além de manter o pelo seco, você deve escovar bem o seu cão quando o pelo estiver molhado – o pelo sujo ou encharcado pode levar a uma infecção por fungos e a um odor ainda pior.

2. Mantenha a cama do seu cão limpa e fresca

Assim como você gosta de descansar a cabeça em lençóis limpos, seu cão também aprecia um espaço limpo e agradável para dormir.

Além disso, não é incomum que sujeira, pelos de animais e oleosidade da pele se acumulem na cama do seu cão, fazendo com que a própria cama cheire mal. O odor desagradável pode então fixar no seu animal de estimação mesmo se você o escovar e dar banho regularmente.

Sorte para pais de animais de estimação, a maioria das camas de cachorro no mercado são laváveis ​​na máquina, permitindo que você as mantenha facilmente com um cheiro fresco. Para se livrar de odores particularmente ruins, limpe bem a cama com o aspirador de pó, use um aditivo para roupas (você pode encontrar alguns especialmente projetados para eliminar odores de animais de estimação) e seque a cama do lado de fora – o sol e o ar fresco garantirão que todas as bactérias e a sujeira acumulada realmente desapareceram.

Na mesma nota, é importante manter a casinha do seu cachorro limpa, mesmo que ele não durma lá. Por regularmente lavar e higienizar a cama e a casa do seu cão você evitará infecções de pele e odores desagradáveis.

3. Cuide bem dos dentes do seu cachorro

A higiene dental de um canino deve ser a prioridade de todos os donos de cães, tanto pelo cheiro quanto pela saúde do seu animal de estimação.

Se você não escova os dentes do seu cão regularmente você está tornando-o vulnerável a acúmulo de placas e tártaro, que por sua vez causa mau hálito. Isso pode levar a problemas mais significativos a longo prazo, pois os cães sofrem de doenças gengivais ou cáries, assim como os humanos. Aliás, estima-se que mais de 80% dos cães com mais de três anos de idade têm uma doença dentária.

Tente dar uma olhada nos dentes do seu filhote Pelo menos uma vez ao dia usando um pasta de dente para cães. Tutores que não podem escovar os dentes de seus cães diariamente devem tentar outras alternativas, como lenços dentais ou aditivos de água. Apresentando alguns tipos de brinquedos de mastigação em sua dieta é outra maneira eficaz de se livrar das placas.

4. Limpe as orelhas do seu cachorro

Existem vários tipos de bactérias e fungos que podem viver nas orelhas do seu cão. Normalmente, um canino saudável e cujas orelhas são limpas regularmente combaterá esses microorganismos. No entanto, se você não pratica uma boa rotina de higiene no seu cachorro (ou seu animal de estimação tem alergias ou desequilíbrio hormonal), as bactérias e fungos podem rapidamente se transformar em uma infecção causando um cheiro particularmente ruim e desconforto óbvio para o seu cão.

Esse problema é ainda mais pronunciado entre cães com orelhas caídas ou peludas, como Spaniels e Basset Hounds, diz o AKC.

A melhor maneira de limpar as orelhas do seu cachorro é com um produto de limpeza de ouvido seguro para cães (você pode escolher um online ou em um petshop, lembrando sempre de consultar antes um Médico Veterinário). Basta espremer um pouco do produto no canal auditivo do cão e esfregar levemente a orelha para soltar qualquer sujeira acumulada. Depois disso, limpe as orelhas com algodão ou gaze (não cotonetes), certificando-se de limpar qualquer resíduo ou acúmulo nas dobras da orelha.

5. Lave as patas do seu cachorro depois de passear

Se levar o seu cão para passear em um dia de chuva, lave as patas dele com água morna e sabão ao voltar para casa. Isso removerá qualquer lama ou sujeira acumulada nas patas que podem causar infecções fúngicas – que são fedorentas e prejudiciais à saúde do seu animal. Além disso, lavar as patas do seu animal de estimação depois de sair (tanto no tempo seco como no úmido) irá impedi-lo de espalhar a sujeira por toda a sua casa.

É uma boa ideia manter um pequeno balde de água morna misturada com xampu para cachorro perto da porta, permitindo que você limpe as patas do cachorro antes que ele entre em casa. Ou você pode colocar um pequeno tapete na frente da porta e limpar as patas do seu animal de estimação antes de entrar.

6. Dê um banho “seco” no seu cachorro

Existem algumas maneiras eficazes de manter seu cachorro cheirando bem sem dar banho nele, ou melhor, dando banho sem água. Aqui está o que você pode tentar:

  • Remédios caseiros—Você pode aplicar bicarbonato de sódio ou amido de milho no pelo do seu cachorro—isso ajudará a absorver o excesso de oleosidade ou odores. Depois de terminar, basta só tirar o pó.
  • Shampoo Seco—Além dos habituais xampus para cachorros, você também pode encontrar um shampoo sem água ou seco para cães. Este produto geralmente absorve qualquer óleo no pelo do seu cão. Também deixa seu cachorro com um cheiro ótimo, sendo uma ótima maneira de limpar, desembaraçar, hidratar e desodorizar a pelagem do seu cão.
  • lenços—Muitas lojas de animais oferecem várias marcas de lenços umedecidos projetados especificamente para cães. Isso é tão eficaz quanto rápido – basta limpar o pelo do seu animal de estimação e pronto! Você deu a ele um bom banho sem água.

7. Use um pouco de perfume para cães

O spray desodorizante para cães é uma ótima solução para os donos que precisam livrar-se de odores desagradáveis ​​rapidamente. Perfume e colônia caninos, porém, só podem mascarar o cheiro do seu cachorro com outro cheiro. O efeito também não é duradouro, tornando-a uma solução adequada se você estiver recebendo convidados ou levando seu cachorro para passear de carro.

Antes de comprar perfume para cães, certifique-se de que o produto é adequado para o seu animal de estimação. Vocês não devem usar produtos humanos no seu amigo de quatro patas, principalmente os perfumes, pois possuem maior concentração de ingredientes, além do álcool, que pode irritar a pele do seu cão.

8. Mude a dieta do seu cão

Uma dieta ruim ou comida de baixa qualidade também pode fazer com que seu cão cheire mal. Também pode levar a um problema canino comum conhecido como flatulência canina, também conhecido como peido de cachorro. Na maioria dos casos, esse problema pode ser resolvido melhorando a dieta do seu cão, pois uma das razões mais comuns para peidos de cachorro é intolerância a um determinado ingrediente.

dog grooming
Como deixar seu cachorro cheiroso sem banho 5

Para alterar a dieta do seu cão, lembre-se de entrar em contato com o seu Médico Veterinário. Ele poderá te ajudar quanto as melhores opções e marcas de rações que sejam, principalmente, seguras para o seu cãozinho.

Como manter o cheiro de cachorro fora de sua casa?

Você pode ter eliminado o mau cheiro do seu cachorro, mas sua casa ainda pode estar impregnada com o mau cheiro que vinha dele. Então, o que você pode usar para manter sua casa limpa e cheirosa?

Aqui estão algumas ideias.

  • Obtenha um produto de eliminação de odores para animais de estimação—Estes são produtos de limpeza químicos que funcionam como removedores de manchas para garantir que não haja cheiro de cachorro em seus tapetes, pisos ou almofadas.
  • Experimente um purificador de ar —Esses dispositivos úteis podem remover cheiros de animais de estimação da sala, bem como ajudar pessoas com alergia aos pelos de animais.
  • Pelo de cachorro limpo — Se o seu cachorro fede, o mesmo acontecerá com os pelos que ele soltou por toda parte. Aspirar todo esse pelo solto ajudará a resolver o problema do cheiro e dos pelos soltos pela sua casa. Se você não tem tempo para aspirar a casa todos os dias, invista em um aspirador de pó robô – uma maneira fácil de garantir que sua casa fique livre de pelos.
  • Coloque bicarbonato de sódio em tudo—O bicarbonato de sódio absorve odores e óleos, por isso, se você sentir seu cachorro no sofá, cama, carpete ou cortina, polvilhe um pouco de bicarbonato de sódio sobre ele. Para odores particularmente ruins, experimente uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre.

Conclusão

Um banho pode ser a opção mais fácil e eficaz quando se trata de manter seu cachorro cheiroso e limpo, mas, infelizmente, você não pode dar banho em seu animal de estimação todos os dias. Para mantê-lo livre de mau cheiro entre os banhos, tente uma das soluções descritas acima. Seu cachorro e seu nariz vão gostar.

No entanto, se a situação não melhorar e você ainda conseguir sentir o cheiro do seu cão antes de vê-lo, converse com um veterinário. Um mau cheiro persistente pode ser um sinal de problema médico subjacente como problemas dentários ou infecções de pele, portanto, resolva o problema o mais rápido possível.

Siga-nos no Instagram!

Posts Relacionados