Para os cães, pode parecer óbvio: eles adoram estar perto de nós, então é claro que eles querem se juntar a nós no banheiro, também! Mas não é tão simples assim. Como se vê, há algumas explicações científicas para explicar o motivo dos cães gostarem de nos seguir até o banheiro. Vamos dar uma olhada em algumas das razões pelas quais seu cão continua seguindo você até o banheiro — e em todos os outros lugares.
Socialização
Se seu cachorro ainda era um filhote quando se juntou à família, eles podem estar particularmente acostumados a estar com você o tempo todo. Em entrevista à PetMD a comportamentalista de animais aplicados Certificada Mary Burch explica que “filhotes podem se espelhar nas pessoas” durante os primeiros meses de vida. Isso acontece quando um animal jovem passa a reconhecer outro animal, pessoa ou coisa como uma figura paterna ou objeto de confiança habitual.
Se o seu cachorrinho está se espelhando em você, não é de admirar que ele queira ficar perto o tempo todo!
Mas os cachorros não têm que ser assim para serem leais. Você pode adotar um cão idoso, um adolescente, ou de qualquer idade, e enquanto seu cão vê-lo como a figura mais confiável da sua vida, eles podem muito bem segui-lo por aí. Os cães são animais que adoram ficar perto daqueles que amam — mesmo quando seu ente querido está no banheiro.
Companhia
Cães são animais de carga por natureza, e historicamente viajados e vividos juntos em grupos próximos. Cães de aldeia ao redor do mundo ainda fazem isso, na verdade. Cães domésticos de estimação não andam mais em bandos, mas ainda são propensos a encontrar conforto em outros. Além disso, durante séculos de domesticação, os cães evoluíram para se tornarem cada vez mais ligados aos humanos.
Por outro lado, ele ficar muito separado de você pode significar ansiedade ou angústia. Você é a base deles agora — e para alguns cães, isso significa não deixar nada, nem mesmo a porta do banheiro, ficar entre vocês.
Característica da Raça
Você já ouviu falar de border collies chamados de “Cachorros Velcro?” Algumas raças estão mais inclinadas a seguir humanos do que outras devido a traços inatos. Rebanhos de raças como border collies, pastores e cães de gado podem querer manter toda a família reunida. Cães trabalhadores leais como pinschers, dobermans e boxers podem querer ficar perto para ficar de olho no perigo. E raças esportivas como labradores, retrievers e pointers podem apenas gostar de ficar perto de sua pessoa favorita.
Não existe a “raça do banheiro”, mas algumas raças estão mais inclinadas do que outras para se juntarem às pessoas no palácio de porcelana.
Curiosidade
Cães são criaturas naturalmente curiosas. Quando você se levanta para se mudar de um lugar para outro, seu cão se pergunta o que está acontecendo. Você está saindo para pegar um petisco para eles? Ou talvez você esteja indo para uma atividade divertida que eles odiariam perder.
Quando seu cachorro te segue até o banheiro, ele pode estar apenas satisfazendo sua curiosidade natural. Ele quer saber o que diabos você está indo fazer, e por que essa cadeira engraçada faz um barulho tão alto quando você está sentado nela!
Reforço
O que você faz quando seu cachorro te segue até o banheiro? Você os acaricia e os elogia, ou manda eles para outra sala? De qualquer forma, você está dando atenção a eles, e a atenção reforça o comportamento.
Se você não se importa de ter seu cachorro no quarto enquanto você cuida dos negócios, não é grande coisa. Por outro lado, se você preferir um pouco de privacidade, você pode treinar seu cão para fazer outra coisa.
Não precisa repreender; você pode simplesmente recompensar um comportamento diferente. Por exemplo, use o tempo do banheiro como uma oportunidade de treinamento e que seu cão pratique sua permanência do lado de fora da porta. Quando você sair do banheiro, elogie-os e dê-lhes um deleite por serem tão bons. Com o tempo, à medida que você reforça um comportamento diferente, você pode quebrar o hábito deles de vê-lo no trono.
Ansiedade
É perfeitamente saudável para o seu cão querer estar perto de você a maior parte do tempo. Afinal, vocês estão ligados um ao outro, e essa é uma das melhores partes de ter um cachorro! Mas se o seu cão chora sem parar quando você fecha uma porta entre vocês, ou se envolve em comportamento destrutivo quando você está longe, eles podem estar mostrando sinais de ansiedade de separação. Nesse caso, simplesmente deixá-los entrar no banheiro com você pode ser uma solução rápida, mas não vai ajudar nenhum de vocês a longo prazo. Fale com seu veterinário ou treinador sobre maneiras de conter a ansiedade de separação.
Contanto que eles não mostrem sinais de ansiedade, é perfeitamente bom redirecionar seu cão para outro cômodo quando você precisar usar o banheiro. Mas se você não se importa de ter uma audiência, não há mal nenhum em deixar seu cão segui-lo até o toilet. Afinal, você os vê o tempo todo mesmo!
Siga-nos no Instagram!