Os cães são onívoros, o que significa que eles requerem uma combinação de componentes animal e vegetal para ter uma dieta saudável e equilibrada.
Cães podem comer algumas frutas, mas outras são tóxicas para eles, como uvas e passas. Devido à natureza equilibrada de dietas comerciais de alta qualidade e nutricionalmente completas, não é necessário complementar a dieta do seu cão com frutas, mas pode ser divertido usá-las como guloseimas.
Antes de alimentar seu cão com qualquer fruta, confira esta lista para ver quais são seguras, e não deixe de perguntar ao seu veterinário se seu animal de estimação tem alguma condição pré-existente. Cães que lidam com obesidade, diabetes, pedras na bexiga e outras condições não devem ser alimentados com frutas sem consultar o veterinário primeiro.
Então, se não há condições pré-existentes, os cães podem comer mirtilos ou morangos? Cachorros podem comer melancia? Bananas são venenosas para cachorros? Fique sabendo então quais as frutas que cachorros podem comer.
Cachorros podem comer mirtilos?
Sim, cachorros podem comer mirtilos.
As amoras são baixas em calorias e ricas em vitamina C, fibras, antioxidantes e fitoquímicos (compostos químicos em plantas que foram encontradas para ajudar a combater o câncer em humanos). Mirtilos têm sido usados para melhorar a visão noturna, ajudar a prevenir danos celulares e ajudar com a função mental em animais envelhecidos.
Cachorros podem comer morangos?
Sim, cachorros podem comer morangos.
Morangos são uma boa fonte de vitamina C, potássio, fibras e antioxidantes. Morangos também podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico. Eles devem ser cortados em pequenos pedaços para evitar asfixia, e podem dados amassados para cães filhotes.
Cachorros podem comer melancia?
Sim, os cachorros podem comer melancia, mas a casca e as sementes devem ser removidas antes de dar a fruta ao seu cão, pois podem causar asfixia ou bloqueio intestinal.
A melancia é composta por 92% de água, por isso é uma ótima guloseima para dias quentes. Pode ajudar a manter seu cão hidratado e é refrescante quando congelada. A melancia também é uma ótima fonte de vitaminas A, B6 e C, bem como potássio.
Bananas são venenosas para os cachorros?
Não, bananas não são venenosas para os cachorros. Embora os cães possam comer banana, eles não devem receber as cascas dessa fruta, pois são difíceis de digerir e podem causar bloqueio intestinal.
As bananas são ricas em fibras, potássio e vitaminas B6 e C. No entanto, elas também são mais elevadas em açúcar do que muitas outras frutas, por isso devem ser dadas com moderação. Elas devem ser cortadas em pequenos pedaços do tamanho de uma mordida.
Cães podem comer frutas silvestres?
Sim, os cães podem comer framboesas, cranberries e amoras, com moderação.
As frutas são embaladas com antioxidantes e fitoquímicos, enquanto baixas em açúcar e calorias.
Amoras e framboesas contêm pequenas quantidades de xilitol que ocorre naturalmente. Este é um adoçante que é usado em um monte de alimentos com baixo teor de açúcar e é muito tóxico para cães em grandes quantidades. Por essa razão, as amoras, especialmente as framboesas, só devem ser dadas em pequenas quantidades.
Nunca alimente seus cachorros com frutas selvagens, pois elas podem ser facilmente identificadas, e muitas são tóxicas para cães.
Outras frutas que são seguras para cães
Essas frutas são seguras para o seu cão comer, com moderação, desde que você remova quaisquer sementes, caroços ou núcleos.
- Maçãs (remover sementes e núcleo)
- Pepinos
- Laranjas (podem causar alguma perturbação gastrointestinal se forem muito comidas)
- Manga (remover casca e caroço)
- Pêssegos (evite os caroços)
- Peras
- Abacaxi
Frutas que podem ser inseguras para os cachorros
Essas frutas estão em uma área cinzenta, e talvez seja melhor evitar de dá-las ao seu cão.
- Abacate: Embora a polpa não seja tóxica para os cães, o caroço pode causar bloqueio intestinal, e o alto teor de gordura pode causar pancreatite ou dor estomacal, mesmo que você dê apenas uma pequena quantidade.
- Tomates: A fruta madura não é tóxica para os cães, mas comer demais pode causar transtorno estomacal. Comer partes de uma planta de tomate em si também pode causar transtorno gastrointestinal (GI) aos cães.
Frutas que não são seguras para cães
Evite dar ao seu cão essas frutas, que são tóxicas para eles.
- Cerejas
- Uvas/passas/groselha
- Frutos silvestres
Como adicionar frutas à dieta do seu cão
Aqui estão algumas dicas para adicionar uma pequena fruta segura para cães à dieta do seu cão.
Quanta fruta um cachorro pode comer?
As guloseimas não devem ocupar mais de 10% da dieta do seu cão. Isso também se aplica às frutas. Se você está dando frutas ao seu cão além de outras guloseimas, certifique-se de ajustar a quantidade de guloseimas dadas para que você não exceda essa recomendação de 10%.
Como preparar frutas com segurança para seu cão
Como acontece com todos os produtos, as frutas devem ser lavadas completamente antes de serem serem usadas na alimentação do seu cachorro. Todas as frutas listadas como seguras podem ser dadas frescas ou congeladas. Frutas enlatadas nunca devem ser dadas devido ao alto teor de açúcar.
Pedaços de frutas podem ser dados como guloseimas individuais ou adicionados às refeições do seu cão. Como em qualquer deleite, a fruta pode causar um risco de asfixia em cães pequenos, por isso, por favor, monitore seu cão enquanto eles estão comendo.
Cuidado com gases, vômito ou diarreia
Alguns cães são mais sensíveis do que outros e podem ter flatulência (gás), vômito e/ou diarreia se comerem algumas frutas. Mesmo cães com “estômagos de aço” podem acabar com o sistema gastrointestinal irritado ocasionando vômitos e diarreia se comerem muita fruta devido ao seu alto teor de fibras.
Se você quiser dar frutas para o seu cachorro com segurança, comece devagar e observe qualquer sinal de sistema gastrointestinal irritado antes de torná-la uma guloseima regular.
Se você notar qualquer um dos sinais listados acima, pare de alimentar seu cão com qualquer fruta e ligue para o seu veterinário.
Quais outros alimentos são seguros para cães?
Seu cão também pode desfrutar desses alimentos com segurança:
- Aspargos
- Pimentões
- Brócolis
- Couve-de-bruxelas
- Cantalupo
- Cenouras
- Aipo
- Feijão verde
- Manteiga de amendoim (dê com moderação e evite manteiga de amendoim com xilitol que é tóxica para cães; geralmente encontrada em manteiga de amendoim “sem açúcar” ou “baixo açúcar”)
- Ervilhas
- Abóbora (abóbora enlatada simples, NÃO mistura de torta de abóbora)
- Arroz (arroz simples)
- Batata doce
- Abobrinha
Quais alimentos não são seguros para cães?
Não dê ao seu cão esses alimentos:
- Álcool
- Massa de pão
- Cafeína
- Chocolate
- Cascas/óleo cítricos
- Alho
- Macadâmia
- Leite/laticínios
- Cogumelos
- Louco
- Cebolas
- Carne crua/mal cozida, ovos e ossos
- Alimentos salgados
- Xilitol (adoçante artificial)
Siga-nos no Instagram!