As aves já são lindas e elegantes por si só, principalmente durante seus voos, que mais parecem ser dançarinas de balé cortando o ar. As aves de Rapina, essas, já são o cúmulo da beleza e eficiência. Elas são rápidas como flechas, são certeiras quando caçam, enxergam a km de distância e muito bem, também ajudam no controle do ecossistema, dentre muitas outras qualidades maravilhosas. Por isso, nós do PetPedia separamos para você uma lista com 5 Curiosidades sobre Aves de Rapina que você não pode deixar de conferir.
Aves de Rapina
As aves de Rapina, são aves carnívoras que caçam ativamente o seu alimento (presa), de forma astuta e violenta com a ajuda de suas garras grandes e afiadas. Elas também possuem uma audição bem aguçada, o que pode auxiliar melhor o rapinante na hora da caça, pois, dessa forma, poderá ouvir sua presa agonizando à uma distância considerável ou até outra ave que esteja se aproximando dela.
A visão das aves rapinantes é voltada para frente, o que a torna binocular dando uma noção maior de distância e profundidade, fazendo com que elas consigam enxergar de 2 a 8 vezes melhor que o ser humano, o que ajuda a ver sua presa a km de distância durante o seu voo. Seu bico é afiado, muito forte e com formato de gancho, que a ave utiliza para rasgar a carne de suas presas juntamente com suas garras afiadas.
Existem espécies de rapinantes que caçam durante o dia, como por exemplo, as águias. E outras, como o caso da coruja, caçam durante a noite. Cada rapinante tem uma classe de animais para caçar. Algumas delas caçam apenas peixes, já outras podem caçar pequenos mamíferos, anfíbios, artrópodes e até outras aves menores.
As aves de rapina possuem um papel importantíssimo para estabilizar a fauna, controlando a população de alguns animais, como ratos, cobras, insetos, etc. Por esse motivo, a eliminação de aves de rapina de um determinado local, poderá ocasionar um desequilíbrio catastrófico para o ecossistema da região, fazendo com que suas presas se multipliquem de forma desordenada.
Ordens dos Rapinantes
As aves de Rapina são dividas em quatro ordens:
- Accipitriformes
- Cathartiformes
- Falconiformes
- Strigiformes
Embora os urubus não possuam características que os classifiquem como sendo aves de rapina, a maioria dos especialistas os classificam como rapinantes. Esses, por sua vez, são responsáveis pela eliminação de quase 95% de carcaças de animais mortos no ambiente.
Ordem dos Accipitriformes
É composta por rapinantes, em sua maioria, diurnos de vários tamanhos. Vivem em praticamente em todos os lugares do mundo, exceto na Antártida. Na natureza podem viver em média de 15 a 20 anos. A fêmea, no geral, é maior que o macho e são divididos em oito grupos e três famílias, sagittaridae, pandionidae e accipritidae.
Família Sagittaridae
Existe apenas um representante dessa família, o Saggitarius serpentarius. É um animal grande de aparência esquisita, com plumagem branca. Possue em sua alimentação, principalmente, as serpentes.
Família Pandionidae
O Pandion Hiliaetus é representante essa família. Existe em quase todos os lugares do mundo e apenas peixes fazem parte da sua dieta. Uma particularidade interessante é que seus dedos são de mesmo comprimento, um os seus dedos, o externo, é reversível fazendo com que na hora a caça dois dedos fiquem voltados para frente e o outros dois voltados para trás.
Família Accipritidae
Possuem vários representantes, que podem viver solitários ou em casais. São caçadores ativos, atacando todo e qualquer tipo de presa, com as mais variadas técnicas de captura. Um dos representantes dessa família é o Buteogallus anthracinus, mais conhecido como Gavião-caranguejeiro-negro.
Ordem dos Falconiformes
É uma ordem representada pelos carcarás e pelos falcões. Diferentes dos Accipritiformes, matam a presa com o bico e não com as garras. Elas não possuem o hábito de construir ninhos, dessa forma, aproveitam ocos de árvores ou ninhos abandonados por outras aves. É composta apenas por uma família, falconidae, que é uma família bastante numerosa, que tem em sua dieta as mais variadas espécies de presas, desde outras aves até roedores.
Ordem dos Cathartiformes
Neste post com as 5 Curiosidades sobre Aves de Rapina, a Ordem dos Cathartiformes é representada pelos condores e urubus. Possuem visão aguçada, dessa forma conseguem visualizar, a longas distâncias, animais mortos embora seu olfato seja limitado. Possuem papel importante para a eliminação de carniças. É classificada em apenas uma família, a Cathartidae.
Ordem dos Strigiformes
É representada pelas corujas, divididas em duas famílias: Strigidae e Tytonidae. Vivem em praticamente todas as regiões, exceto na Antártida. A maioria dessas aves são noturnas. Sua coloração pode variar de marrom-escuro ao cinza-claro, o que contribui para a sua camuflagem entre as árvores durante o dia enquanto dormem.
5 Curiosidades sobre Aves de Rapina
- O Brasil é o país onde se concentra o maior número de espécies rapinantes do mundo, chegando a totalizar 100 espécies, das quais foram descobertas e catalogadas.
- As corujas podem girar seus pescoços em até 270º. Quando esse movimento corta a circulação sanguínea, algumas adaptações nas vertebras e artérias continuam fazendo circulação do sangue para alimentar o seu cérebro e olhos.
- As aves de Rapina representam vitória e poder nas crenças indígenas, por esse motivo são muito respeitadas por eles.
- O Gavião Real pode ser encontrado apenas na Amazônia, sendo a ave de rapina mais forte do mundo.
- Ajudam no equilíbrio ambiental, por conseguirem identificar com excelência qualquer alteração na natureza, como poluição e contaminação desses locais.
E aí, gostou dessas 5 Curiosidades sobre Aves de Rapina que o PetPedia separou para você? Você também gosta de rapinantes? Deixa aí nos comentários a sua opinião.
Siga-nos no Instagram!