Os Gatos podem comer Macarrão? É saudável para os felinos?

por Luca Esteves
Continua após a publicidade...

O Macarrão é uma comida popular para a maioria das pessoas. São deliciosos, orientais e muito saborosos. Então, enquanto todo mundo humano adora macarrão, será Gatos podem comer macarrão também? Vamos entender isso.

Saber do que alimentar seu gato, mesmo que seja somente um petisco, é bastante necessário, pois os gatos não digerem a comida como os humanos. Então, estudar sobre a sua dieta natural e ajudá-los a amadurecer de forma saudável é super importante.

1. O que você deve saber antes de ler

O macarrão é feito de uma variedade de ingredientes. Como multigrãos, abobrinha, batatas ou farinha simples. Sendo uma comida de conforto, muita gente confunde macarrão com o espaguete que é italiano. Enquanto que o macarrão tem origem asiática e está disponível em muitas lojas na forma de macarrão instantâneo também.

Mas será que o macarrão é seguro para gatos ou não? A resposta não é tão simples quanto SIM ou NÃO. Alguns tipos de macarrão contêm ingredientes que podem ser tóxicos para o seu felino. Macarrão multigrãos pode ser considerado como guloseimas para gatos uma vez fervidos em água sem a adição de sal ou qualquer outro condimento.

2. Os gatos podem comer macarrão? É saudável?

Macarrão multigrãos contêm carboidratos. Na verdade, eles contêm as fontes saudáveis de carboidratos que são suficientes para a dieta humana. Mas para o felino, não existem tais benefícios quando se trata dos carboidratos.

Dito isso, felinos são carnívoros. Assim, sua dieta não é onívora tendo que ter uma dose saudável de amido e carboidratos para se ter uma dieta saudável. Portanto, Se você alimentar seu gato com muito macarrão, você pode deixá-lo obeso.

Isso porque a dieta saudável de um gato contém mais proteína e menos carboidratos. A proteína para gatos tem muitos benefícios. Ajuda no crescimento muscular, imunidade e energia.

Carboidratos, por outro lado, são difíceis de serem digeridos no corpo de um gato. O humano é biologicamente equipado com uma enzima, denominada amilase que ajuda a quebrar os carboidratos ingeridos no corpo. O que não é verdade para os gatos quando consomem alimentos ricos em amido e carboidratos.

2.1. Efeitos para a saúde do gato com dietas de baixo ou alto teor de carboidrato

Do ponto de vista evolutivo, uma dieta de baixo carboidrato para um gato é essencial. O habitat natural de alimentação para a espécie felina é uma pequena presa, como aves e roedores. Esses animais predados contêm um taxa alta proteína e baixos teores carboidratos e gorduras (dependendo do animal consumido).

Isso é bom para os processos metabólicos do gato, incluindo absorção de nutrientes pelo corpo. Uma dieta com baixo teor de carboidratos pode dar ao seu felino um impulso energético maior para mantê-los ativos e brincalhões como os gatos devem ser.

Como os gatos não contêm a enzima amilase no seu sistema gastrointestinal, os problemas digestivos nos gatos não são incomuns quando ingerem comidas que necessitam da metabolização dos carboidratos. Gatos podem ser acometidos por vômitos, diarreia e prisão de ventre. Por fim, o excesso de carboidratos em sua dieta também pode levar a problemas de pressão alta.

Uma dieta rica em carboidratos pode levar à indigestão e doenças metabólicas. Isso pode causar ganho de peso, problemas de tireoide e outras doenças metabólicas no felino.

Portanto, manter uma dieta com baixo teor de carboidratos para o seu gato é essencial. Mas isso nos leva a outra questão importante.

2.2. A comida de gato contém carboidratos?

Uma lata típica de comida de gato contém 1,5% de carboidratos. Isso é baseado em 12% da proteína e 80% da água. Esta análise é para comida molhada enlatada. Enquanto isso, para alimentos secos, o teor de carboidratos é maior. Ou seja, está em 31,2% em comparação com 38% da proteína.

Embora essa análise seja relativa à marca e quantidade de alimento dado para os gatos. É óbvio que a comida de gato contém uma quantidade suficiente de carboidratos. Então adicionar mais alimentos ricos em carboidratos para o seu gato não é uma boa ideia.

Nutricionalmente, a única coisa que você usar para alimentar seu gato são calorias e carboidratos. Se o seu gato consome calorias suficientes no dia, adicionar macarrão fará mais mal do que bem.

3. Os gatos podem comer macarrão – Escolha sabiamente!

Como mencionado acima, o macarrão é feito de muitas formas e ingredientes diferentes. Incluindo macarrão instantâneo e o macarrão feito de grãos. Macarrão instantâneo contém altas quantidades de sódio, que é sal. Muito sal na dieta de um gato pode levar a muitos problemas de saúde como: pressão arterial aumentada, doenças cardíacas e problemas renais.

O macarrão multigrãos que não são adulterados não contém sal. São só carboidratos e calorias para o seu gato. Então alimentar o seu gato com esse tipo de macarrão em porções menores do tamanho de um petisco está tudo bem.

Por outro lado, você pode fazer macarrão vegetal feito de cenoura, pepino, espinafre e feijão verde. Isso pode ajudar seu gato na digestão, evitar problemas renais, e manter sua pele e unhas saudáveis.

É possível que seu gato coma os carboidratos, pois estão mais inclinados a fazê-lo. Mas isso não significa que seja bom para eles. Como um tutor de gato responsável, você precisa decidir o que é bom ou ruim para o seu gato. Então prepare comida de gato com muito menos sal e carboidratos que puder.

Conclusão

Enquanto os alimentos para gatos contêm proteínas, milho e outros produtos vegetais, os carboidratos são um desses nutrientes presentes no macarrão também. Mas são carboidratos saudáveis? Isso é irrelevante porque gatos não metabolizam carboidratos como os humanos.

Assim, limitar sua dieta de carboidratos sem eliminá-lo completamente é necessário. Macarrão é todo de carboidratos e calorias. Se você alimentá-los com macarrão multigrãos, a fibra também fará parte da mistura. Mas, tradicionalmente, são os carboidratos que nem sempre são a melhor dieta para o seu felino.

Você pode mudar para uma marca de alimentos para gatos com baixo teor de carboidratos e alta proteína. Isto é, se seu gato tem problemas de peso ou problemas renais. Evite alimentar seu gato com macarrão instantâneo do tipo lámen. Pois tudo o que eles têm é sódio que pode não ser tóxico, mas tem efeitos muito nocivos à saúde do seu gato.

E aí, o que você achou desse post sobre o fato de que gatos podem comer macarrão ou não? Você dá macarrão para o seu gato? Deixe aí nos comentários.

Siga-nos no Instagram!

Posts Relacionados